Brasil

ASSISTA: Guilherme Boulos fala do resultado das eleições espanholas, Brexit e Temer

Nesse domingo, os espanhóis foram às urnas pela segunda vez em aproximadamente seis meses após os parlamentares eleitos em dezembro não terem conseguido formar governo para eleger uma nova bancada de deputados.

As pesquisas de boca de urna, publicadas logo após o encerramento da votação, indicavam que a coligação Unidos Podemos – formada pela organização política Podemos e a radical Esquerda Unida – superaria os sociais democratas do Partido Socialista Operário Espanhol que se alternam no poder com o Partido Popular de Mariano Rajoy desde o fim da ditadura franquista em 1982. Mas pouco depois da abertura das primeiras urnas ficou evidente que a noite não seria tão generosa com a formação criada há apenas três anos por professores universitários.

Apesar do PP ter sido o grande vitorioso da noite com 137 deputados (um ganho de 14 com relação a dezembro), uma aliança com a nova direita representada pelo Ciudadanos, que agora contam com apenas 32 deputados (uma perda de oito cadeiras), não alcançaria os 176 parlamentares necessários para se formar uma maioria parlamentar.

O PSOE obteve 85  vagas (cinco a menos do que na primeira consulta) e o Unidos Podemos manteve uma bancada de 71 deputados, mesmo número alcançado há seis meses, estabelecendo-se como a terceira força política espanhola – um feito sem precedentes na história política europeia para um partido tão jovem.

Eu conversei com o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos, logo após os discursos de encerramento das eleições do Unidos Podemos na Praça Rainha Sofia em Madrid. Falamos de eleições espanholas, Brexit, Temer, Serra, Mercosul e BRICS.

Confira:

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s